• Português BR
  • English
  • Español

Óleo e Gás | E&P

Óleo e gás
Óleo e Gás | E&P

A Clark Solutions oferece à indústria de óleo e gás diversas soluções em transferência de massa e separação de fases, com forte presença no “upstream” e no “downstream”.

Nossas soluções são aplicadas nos principais processos produtivos deste mercado com o objetivo de se atingir a mais alta eficiência, aumento de capacidade e segurança de operação e promover a recuperação dos fluidos com alto valor agregado.

Aplicações

Clique nas áreas marcadas em verde para interagir
Separador Bifásico / Trifásico

No setor de petróleo e gás, a separação gás-líquido-líquido é uma etapa crucial após a extração, envolvendo a separação de água, óleo e gás em um vaso horizontal. A Clark Solutions fornece três componentes essenciais para essa operação: dispositivos de entrada, coalescedores e eliminadores de névoa.

Os dispositivos de entrada garantem uma alimentação suave, melhorando o desempenho dos coalescedores e eliminadores de névoa. Os coalescedores, importantes para a separação líquido-líquido, reduzem a necessidade de vasos grandes e melhoram a sedimentação. Já os eliminadores de névoa capturam gotas arrastadas na fase gasosa que não são separadas pela gravidade. Centralizar esses componentes com um único fornecedor, como a Clark Solutions, é crucial para garantir a eficiência e harmonia do sistema de separação.

Aumento de eficiência: A avaliação do sistema completo permite dimensionar os internos de forma acoplada, potencializando o desempenho de cada um e aumentando a efi ciência global de separação do vaso.
Desengargalamento de processo: Vasos decantadores existentes com operação limitada podem ter sua capacidade aumentada com a instalação de internos adequado.
Redução de dimensões: Em vasos novos, a aplicação com internos Clark Solutions permite vasos substancialmente menores tanto em diâmetro quanto em comprimento.
Diminuição do diâmetro de corte: A aplicações de internos Clark Solutions permite que gotas menores de fluido disperso possam ser coletadas, aumentado a efi ciência de separação.
Redução da necessidade de aditivos: A adição de antiespumantes e desemulsificantes pode ser reduzida com a aplicação dos internos Clark

Sistema de Compressão

Os separadores verticais gás-líquido em plataformas de petróleo protegem equipamentos rotativos, como compressores, removendo líquidos do gás comprimido. Eles enfrentam desafios de alta carga de líquido e operação em alta pressão. A Clark Solutions resolve isso com uma configuração robusta de internos em três zonas: separação de líquido, aglomeração e eliminação de névoa, assegurando um arraste de líquido abaixo de 0,1 USGal/MMSCF. A separação inicial reduz a velocidade do fluxo e minimiza o cisalhamento do líquido. A combinação de aglomerador e eliminador de névoas aumenta o tamanho das gotículas e melhora a eficiência da separação.

As soluções de internos da Clark Solutions podem ser aplicadas a vasos existentes sem a necessidade de trabalho a quente, o que dispensa a recertificação do vaso. Nossa engenharia trabalha com suportes sem solda, projetados especialmente para cada vaso, possibilitando o posicionamento e fixação dos internos.

Proteção de Equipamentos: Uma separação de líquidos adequada, respeitando os limites de líquido arrastado protege os equipamentos rotativos da plataforma, poupando custos de
manutenção e aumentando sua vida útil.
Otimização de Processos a Jusante: Uma melhor separação nos vasos separadores, permite que as correntes de alimentação dos próximos vasos estejam em melhores condições, otimizando os desempenhos dos equipamentos subsequentes.
Flexibilidade de Operação: Os internos da Clark Solutions são altamente adequados para variadas faixas de operação, consideradas em fase de dimensionamento.
Aumento de capacidade: As soluções de internos da Clark são perfeitas para aumentos de capacidade sem alteração do vaso, isto é, otimizando-se a seleção e disposição dos internos
pode-se prolongar a vida útil do equipamento e evita obras a bordo.

Remoção De Gases Ácidos

O gás natural deve ser tratado adequadamente durante as etapas finais de separação de uma plataforma de petróleo. Os contaminantes, como H2S e CO2, devem ser removidos e um dos métodos mais tradicionais envolve um sistema regenerativo baseado em soluções de amina. O sistema compreende pelo menos duas torres de contato nas quais ocorre a absorção e a dessorção.  A Clark Solutions pode projetar, avaliar e fabricar os componentes internos dessas torres para atender às restrições regulatórias. As soluções de transferência de massa podem ser fornecidas em duas configurações: bandejas ou recheios.

Esses internos aumentam a área de superfície entre o gás e o líquido, facilitando o transporte de compostos contaminantes entre as fases. As bandejas podem ser fornecidas em várias configurações. Elas operam formando um nível de líquido em cada bandeja que é suspenso pelo gás que fl ui através do líquido, criando bolhas em cuja interface ocorre a transferência de massa. Os recheios estão disponíveis em duas configurações: randômico e estruturado. Sua operação requer outros componentes internos auxiliares, como distribuidores de líquido e suporte de recheio.

Os recheios são ideais para a aumento de capacidade e eficiência de torres existentes ou para o projeto de torres mais compactas. Com base no seu processo, a Clark pode estudar a substituição dos equipamentos. 

Aumento de Eficiência: A seleção de internos adequados e modernos, somado à avaliação do conjunto de internos como um todo, contribui para um desempenho otimizado.
Atendimento às regulações e qualidade: O dimensionamento adequado dos internos do processo, permite o atendimento às normas reguladoras relativas aos conteúdos aceitáveis de contaminantes no produto.
Flexibilidade de Operação: Os internos da Clark Solutions são altamente adequados para variadas faixas de operação, consideradas em fase de dimensionamento.
Aumento de capacidade: As soluções de internos da Clark são perfeitas para aumentos de capacidade sem alteração do vaso, isto é, otimizando-se a seleção e disposição dos internos
pode-se prolongar a vida útil do equipamento.

Desidratação De Gás

O gás natural proveniente dos vasos de separação é saturado com vapor de água, portanto, a umidade deve ser removida antes da exportação da plataforma por meio da utilização de compostos higroscópicos, como o trietilenoglicol (TEG). A absorção ocorre em uma torre de absorção, geralmente dividida em duas seções: separação de entrada e transferência de massa. A Clark Solutions pode projetar, avaliar e fabricar os componentes internos responsáveis pela operação proposta. A separação de entrada é tipicamente na parte inferior da coluna, isolada da parte superior por uma bandeja de coleta.

Essa seção compreende um dispositivo de entrada e um eliminador de névoas de malha, com o objetivo de separar qualquer líquido condensado no fluxo de alimentação. A transferência de massa ocorre por meio de bandejas ou recheios, que são responsáveis pelo contato próximo  entre o gás e o líquido, criando uma área de superfície que permite o deslocamento de H2O entre as fases. As duas alternativas de internos de transferência de massa listados geram a interface com abordagens diferentes. Cada bandeja forma um nível de líquido através do qual o gás borbulha, permitindo a transferência de massa.

Desengargalamento de processo: Colunas existente podem ter seus internos substituídos para atender aumentos de capacidade.
Adaptação de colunas existentes: A Clark Solutions pode selecionar a melhor combinação de internos para atender as especificações para diâmetros e alturas limitadas
Desempenho uniforme: Os internos Clark mantém sua alta eficiência mesmo sob flutuação das condições de operação
Redução de CAPEX: A seleção de internos de alta capacidade permite o dimensionamento de colunas de menor diâmetro, reduzindo o custo de investimento total do sistema.

Tratamento de água Produzida

A produção de óleo e gás gera um subproduto desafiador: a água produzida (AP). A vazão de geração é significativa quando comparada ao volume de óleo, variando de 3 a 20 vezes mais a depender das condições, assim como variações durante a vida do poço. A AP pode conter diversos compostos orgânicos e inorgânicos, sendo alguns com valor agregado e outros sendo apenas contaminantes. Tratamentos e separações adequadas precisam ser realizadas a depender do destino desejado como lagoas de evaporação, reinjeção, descarte em superfície ou reuso. A Clark Solutions oferece soluções que desempenham um papel fundamental no processo de tratamento de água produzida, proporcionando uma separação eficaz. A AP é alimentada em um vaso separador através de um dispositivo de entrada criteriosamente dimensionado e fabricado pela Clark, com o intuito de acalmar o escoamento, minimizar agitação e permitir um fluxo laminar ao longo do vaso.

Maximização da recuperação de óleo
Permite reinjeção, aumentando vida útil dos poços 
Redução de conteúdo TOG e TSS 
Minimização de impactos ambientais

Dessulfurização

A dessulfurização consiste na remoção de gás sulfídrico (H2S) e mercaptanas do gás natural. Os processos de dessulfurização também são conhecidos por adoçar o gás (sweetening), uma vez que os gases ácidos são tóxicos para o ser humanos, bem como diminui muito sua corrosividade. Para isso, podem ser empregadas diferentes técnicas, como a absorção com aminas (regenerativa), membranas e outras.

Os processos de absorção com aminas (alcanolaminas), que são os solventes adoçantes químicos regenerativos, são compostos formados pela substituição de um, dois ou três átomos de hidrogênio da molécula de amônia por radicais de outros compostos para formar aminas primárias, secundárias ou terciárias, respectivamente. As aminas são bases orgânicas fracas que têm sido usadas por muitos anos no tratamento de gás para remover CO2 e H2S do gás natural, bem como outros gases, como de síntese ou o biogás. Esses compostos se combinam quimicamente com os gases para formar sais instáveis, que se decompõem sob a temperatura elevada e baixa pressão.

Preservação da integridade das turbinas de cogeração 
Eliminação de custo de substituição de elemento filtrante 
Abatimento de névoa submicrônica com recuperação do óleo 
Mitigação de superfícies escorregadias

Soluções e Equipamentos