Portugês Portugês English Español   Área Restrita  

Clark Case - CSX

 

Em 2017 uma importante empresa produtora de ácido sulfúrico na região sudeste do Brasil procurou a Clark Solutions para aumentar a confiabilidade de sua unidade por disponibilidade de produção. 


O interesse por essa mudança surgiu após a realização de estudos de paradas de manutenção  pelo período de 1 ano o qual foi mapeado e dispostos em um gráfico de Pareto. Os gastos analisados levaram a busca por alternativas mais seguras.  

 

A solução oferecida pela Clark Solutions foi a substituição da tubulação existente de ferro fundido por uma de CSXTM, aço inoxidável austenítico de alto teor de silício, especialmente desenvolvido para uso em tubulações de transporte de áciido súlfúrico e fosfórico concentrados. Desenvolvido há mais de 25 anos, o CSXTM proporciona diversas vantagens quando comparado aos ferros fundidos nodulares ou dúcteis, diminuindo significativamente as falhas e consequentemente as perdas de produão e os custos com manutenção.

A alta resistência à corrosão do CSXTM se deve principalmente a forte afinidade do cromo e silício com o oxigênio. Estes elementos quando em contato formam óxidos e hidróxidos muito estáveis que se depositam ao longo da superfície formando uma camada passiva protetora instantaneamente (fig 1).

 

A camada protetora, além da resistência à corrosão superior, confere ao CSXTM uma outra característica importante, ausente nos ferroso fundidos: maior resistência à erosão.
 
A estrutura austenítica permite que o material seja soldado, outro benefício importante tanto no projeto como na manutenção das tubulações.

A combinação de qualidades traz uma enorme gama  de benefícios aos usuáriso de CSXTM:

A possibilidade de fabricar tubulações de comprimentos maiores, soldadas, reduzem os trechos com conexões flangeadas e consequentemente os vazamentos, risco à segurança pessoal e patrimonial, peso e custo da tubulação e seus suportes.

A maior resistência à erosão, possibilita operar com ácido em velocidades mais altas, de 3-8 vezes maiores que os ferros fundidos, reduzindo o diâmetro das tubulações , o inventário de ácido retido e o custo global da instalação.

Mas não acaba aí; por ser soldável, o CSXTM pemite reparps simples. Um eventual furo ou trinca pode ser reparado com uma soldagem simples e uma breve parada. Tubulações  convencionais de FoFo requerem que o carretel ou conexão sejam totalmente substituídos, com necessidade de desmontagem de tubulação e guindaste. A combinação de qualidades traz uma enorme gama de benefícios aos usuário de CSXTM:

 

Nossa linha de produtos e soluções