• Português BR
  • English
  • Español
12/07/2024

Retificação de Metanol para Biodiesel

Retificação de Metanol para Biodiesel

Um grande produtor de biodiesel enfrentava desafios significativos em seu processo produtivo devido à ineficiência na retificação de metanol. Com essa etapa comprometida, a separação do metanol não atingia os níveis necessários, resultando em produtos com menor pureza: metanol, biodiesel, glicerina e água.

Abordagem inicial

A proposta inicial para resolver esses problemas envolvia o uso de uma coluna de bandejas. No entanto, a Clark se envolveu no projeto, realizando um trabalho de engenharia detalhado e implementando diversas melhorias e cálculos para atender às especificações do cliente. A análise técnica indicou uma solução com desempenho superior: a implementação de uma coluna com recheio estruturado.

A importância da Retificação

A retificação é crucial para a purificação do metanol, separando-o em dois produtos: metanol reciclável e uma mistura de água, biodiesel e glicerina. O sistema completo, contendo recheio estruturado, distribuidor e redistribuidor de líquido, otimiza o contato entre líquidos e gases, melhorando a transferência de massa.

Para enfrentar esses desafios, nossos dispositivos de entrada são projetados para pré-separar e reduzir a velocidade da carga ao entrar no vaso, melhorando a eficiência geral do sistema. A alta eficiência de separação na utilização combinada dos internos, nossa abordagem permite maximizar o desempenho dos separadores.

Resultados Obtidos

Atualmente, o cliente consegue atingir a especificação de 99,9% de metanol no topo e 0,1% de metanol no fundo da torre, conforme o projeto. Além disso, houve uma melhoria na decantação à jusante. O metanol atua como uma fase intermediária entre a fase leve e a pesada, facilitando a separação.

Com um amplo portfólio, conseguimos entregar soluções completa, resultando em ganhos significativos na operação.

Deixe seu comentário

Assuntos Relacionados