Introdução / Problema
Dia após dia as regulamentações ambientais se tornam mais restritivas em todas as indústrias. Já imaginou no ambiente Offshore?
O motor dos compressores a gás das plataformas, normalmente, apresentam pelo menos um conjunto de rolamentos que suporta um eixo. O conjunto de rolamentos é lubrificado com óleo, que pode ser tanto de origem sintética quanto mineral.
Este óleo lubrificante passa por esforços mecânicos a altas temperaturas nas vedações e rolamentos que, ao se dirigirem para o reservatório de armazenamento, formam partículas submicrônicas (névoas) que condensam e formam uma pluma visível. Esta pluma pode se acumular em forma de gotas de óleo, as quais podem gerar problemas ambientais e, consequentemente, serem perdidas, sem a possibilidade de reutilização.
Descrição do caso
Um grande cliente do segmento de óleo e gás nos procurou para a cotação dos Lube Oil Vents para o módulo de reservatório de óleo da turbina de gás do projeto de Buzios V. O design existente era pouco usual e não apresentava características de um vaso, visto que sua geometria era retangular.
Além disso, o sistema para óleo sintético (SLO) apresentava um processo de captação de névoas composto por três modelos de eliminadores, um do tipo vane, seguido de um tipo malha e uma vela, os quais não eram necessários para este processo. Complementarmente, o projeto original do MLO era composto de um vaso contendo um eliminador de névoas do tipo vela e um soprador com motor à prova de explosão.