O Projeto
O dia 01/10/2020 ficou conhecido como o “Momento MarKante” na Clark Solutions, isso porque a nossa dupla de Marketing composta por Gabriel e Gustavo, inovaram em um projeto que marcou mais um capítulo em nossa história.
A palavra “MarKante” incorporada pelos garotos é uma junção de Marca, MarKeting e o nome ClarK, cujo objetivo através de uma apresentação interna, foi divulgar um novo ciclo que representasse os nossos pilares e definir o conceito da nossa marca a fim de engajar os nossos Colaboradores e Clientes.
Veja os principais projetos realizados pelo nosso departamento de Marketing que MarKaram a nossa nova trajetória.
Rebranding Clark 2020
Conforme as tendências do Mercado, o nosso time de Marketing percebeu que já estava na hora de realizar o Rebranding da Clark. Esse projeto incluía a reformulação da nossa identidade visual, definição do conceito de marca e a inserção de regras para utilização do nosso logotipo.
Em resumo, branding é um conjunto de atributos que compõe a essência de uma marca, ele é representado através de uma identidade visual, logotipo, publicações em redes sociais, propagandas, catálogos, brindes, ações de endomarketing, eventos etc.
Apesar de estarem no mesmo universo, Marketing e Branding têm as suas particularidades, enquanto o marketing é responsável por orientar a empresa ao Mercado de forma estratégica, o branding está voltado à Reputação, Percepção e ao Valor que a marca dessa empresa tem, ou seja, como o seu negócio é percebida no pelos clientes, colaboradores, fornecedores etc.
A Clark nasceu com a missão de fornecer soluções que otimizassem processos industriais e como consequência se tornar referência no Mercado de Separações Térmicas e Mecânicas, Transferências de Massa e Recuperação de Energia. Para construir as nossas diretrizes, foi necessário criarmos os pilares que sustentassem a ideia do nosso negócio, que são: Criatividade e Inovação. Há inúmeras definições dessas palavras, mas a nossa dupla de Marketing procurou deixá-las o mais objetivas possível.
Depois de alguns estudos realizados chegaram à conclusão de que aqui na Clark, Criatividade é pensar fora da caixa e Inovação é colocar a ideia em prática.
A partir disso, o nosso conceito de marca foi definido em: Pense fora da caixa e execute.
Atualização do logo (Stroytelling)
Assim como as pessoas sentem a necessidade de mudanças para se sentirem atuais conforme as tendências da sociedade, as marcas também carregam esse sentimento com o objetivo de serem lembradas e continuarem fazendo parte da vida dos consumidores, assim assegurando a sua fatia de Mercado.
Apesar de ser um projeto comum e recorrido por muitas empresas, existem algumas referências, mas não há um método específico de como realizá-lo. Cada companhia teve o seu próprio modo de fazer isso.
O nosso jeito Clark seguiu as seguintes etapas:
Representação do Conceito
O novo logotipo deveria ser de fácil reconhecimento ao ser visto em materiais gráficos, principalmente em digitais, por estarmos inseridos em mundo cada vez mais tecnológico.
As mudanças ocorreram da seguinte forma:
Retiramos o logo de dentro da “caixa”, ou seja, a margem em volta deixa de existir, assim dando tom de liberdade e fortalecendo o nosso conceito de criatividade (pensar fora da caixa).
A fonte foi afinada com objetivo de tornar a leitura mais leve quando aplicado em diversos materiais e com a alteração do a, que passou a ficar mais minimalista. O Solutions continua para deixar evidente que o nosso negócio fornece soluções para desafios.
Por último, foi introduzido um significado no símbolo verde junto ao K, que simboliza a Criatividade em mão contrária, portanto, enquanto todos seguem por uma mesma direção, a Clark por ser uma empresa Inovadora opta por seguir em direções opostas, de ir em lugares que outros nunca foram em busca de novas Ideias e Soluções.
Para conferir com mais detalhes o nosso conceito visite o nosso site, acesse a página “Quem Somos” e faça o download do nosso manual de identidade visual.
Site Clark 2020
Com a realização do projeto de Rebranding, também inovamos com a nossa nova plataforma website.
O upgrade foi realizado com bases em nossos pilares e conceito de marca, com foco nos aspectos visuais melhorando a experiência de navegação do usuário, tornando a usabilidade mais prática e intuitiva.
Além de todo o conteúdo referente às nossas soluções, está disponível para download diversos documentos contendo explicações técnicas com maiores detalhes dos nossos equipamentos.
Projeto #InovaClark
A Clark Solutions traz em um dos seus pilares a inovação, portanto é de extrema importância estimular este quesito.
Com isto em mente, foi criado o projeto interno InovaClark, que tem como objetivo engajar os colaboradores, além de desenvolver a promoção de ideias internamente.
O projeto funcionará em forma de uma corrida, onde os 3 primeiros serão reconhecidos. Dividimos a ideia em algumas etapas, onde aquele que chegar até a última etapa, que é a execução e geração de resultados, ganhará um maior número de pontos. Contaremos com premiações semestrais e anuais.
Nós entendemos a importância de estimular as ideias de todos e consequentemente ter parceiros engajados com as mesmas causas que a empresa.
Innovation Driven
A Clark Solutions em sua história, sempre trouxe como base de seus negócios as ideias de criatividade e inovação. De forma objetiva, nós entendemos que a inovação é colocar a criação em prática.
Com a atualização de marca, também alteramos nosso slogan para “innovation driven”, que visa trazer a ideia de movidos pela inovação em toda nossa comunicação.
#InnovationDriven