Consistem em módulos de placas metálicas instaladas paralelamente. Quanto menor o espaçamento entre placas, mais rapidamente as gotas dispersas coalescerão no interior do dispositivo, levando a uma separação mais eficiente e muito mais rápida comparada a um vaso vazio. Embora menos eficientes que os PlatePack® com aberturas estreitas, os de maior espaçamento são especialmente resistentes a incrustação. Podem ser aplicados
por exemplo em sistemas com alto teor de sólidos, polimerização de óleos, cristalização e outros fenômenos agressivos que poderiam levar ao entupimento de elementos coalescedores menos resilientes. Nesse sentido, os PlatePack® atuam muito bem para melhorar a eficiência de coalescimento em vasos antigos e viabilizar vasos coalescedores em projetos envolvendo fluídos muito incrustantes. Além disso, podem ser fabricados em uma
ampla gama de aços inoxidáveis comuns e exóticos, encontrando aplicabilidade em processos quimicamente agressivos.
Benefícios
- Eficiente para partículas de 40 μm ou maiores.
- Muito resistente a incrustação por conta de sua área aberta.
- Pode ser usado em processos agressivos.
- Pode ser instalado sem trabalho a quente.
Como Funciona?
Coalescedores líquido-líquido são desenhados para laminarizar o fluxo e melhorar a separação de fases por gravidade de dois líquidos imiscíveis, fazendo com que haja aumento do tamanho das gotas da fase dispersa, facilitando a taxa de decantação.
As gotículas contatam a superfície das lâminas, quebrando a tensão interfacial entre os líquidos a serem separados, permitindo que múltiplas gotas se juntem formando gotas maiores ou um filme líquido contínuo.
Aplicações do Produto
Os coalescedores PlatePack® são projetados para aumentar o rendimento de separação e reduzir o tamanho do vaso coalescedor em processos com risco de incrustação.
- Processo de tratamento de água com contaminantes oleosos;
- Sistema com sólidos suspensos.
- Separadores primários na indústria de óleo e gás;
- Hidrotratamento e hidrodessulfurização em refinarias.